Image Map

terça-feira, janeiro 17, 2012

Saúde Feminina:Menstruação e TPM

Hey meus sorvetinhos de flocos !
   Gente hoje vim falar sobre um papo muito serio a saúde feminina,sempre que eu puder vou postar sobre cuidados íntimos para mulheres e hoje vou falar sobre menstruação e TPM que é algo que incomoda e preocupa muitas meninas e mulheres no Brasil e no mundo.Conheça um pouco sobre  a cólica  menstrual e sobre a dieta pra reduzir os efeitos da TPM,Confira.
Joellabyjasonieracensfw7_large


                                                        Cólica Menstrual


O que é dismenorréia?
Toda menstruação é acompanhada de contrações uterinas, mas em alguns casos estas contrações produzem cólicas intensas, às vezes incapacitantes. Ao quadro de fluxo menstrual acompanhado de cólicas os médicos dão o nome de dismenorréia (“menstruação difícil”).
Cerca de 90% das mulheres já apresentaram pelo menos um episódio de dismenorréia. Este distúrbio é a causa mais comum de falta ao trabalho e/ou escola entre mulheres jovens. Infelizmente, em muitos casos, o problema não é diagnosticado e tratado adequadamente. Na verdade, o distúrbio é tão comum que muitas mulheres sequer relatam o distúrbio em suas consultas periódicas, mesmo quando há prejuízo das atividades habituais.

Existe tratamento para dismenorréia?
A maioria das mulheres com dismenorréia apresenta uma boa melhora com uso de anti-inflamatórios da classe não-hormonal (por exemplo: diclofenaco, meloxicam, ácido mefenâmico, nimesulide, ibuprofeno, ácido acetil salicílico, etc). A resposta ocorre 30-60 minutos após administração do medicamento.


Tabela 1 – Dicas para lidar com a Dismenorréia
• Beba um copo de chá quente (mate ou camomila)
• Deite de costas e coloque um travesseiro apoiando a parte de trás dos joelhos
• Faça compressas mornas na região lombar e no abdome
• Tome um banho morno
• Massageie delicadamente o abdome
• Faça exercícios leves, como alongamentos ou caminhadas (eles ajudam a diminuir a dor).
• Repouse e evite se expor a situações estressantes durante as menstruações



                                        Dieta para reduzir os efeitos da TPM


Conhecida como tensão pré-menstrual, a TPM, na verdade é uma síndrome, pois engloba sintomas tanto psíquicos como físicos. Estes sintomas, geralmente, se manifestam na segunda metade do ciclo menstrual e se aliviam com a chegada da menstruação. Isso ocorre, pois os níveis de progesterona (hormônio) aumentam causando uma redução da serotonina (neurotransmissor relacionado com o humor e saciedade). Além da alteração do humor a TPM pode se manifestar através de cólicas, retenção de líquidos, insônia, dor de cabeça, dor nas mamas, entre outros.

Em alguns casos apenas mudanças no estilo de vida (redução de estresse e prática de exercícios) e na dieta (ingestão de vitaminas e sais minerais) podem amenizar estes sintomas. Na verdade, devemos incluir mais frutas, vegetais, grãos e diminuir doces e gorduras. Veja abaixo algumas dicas importantes que ajudam no controle dos sintomas da TPM:

Reduza o consumo de sal e alimentos salgados, como frios e embutidos;
Evite bebida alcoólica;
Não consuma café, chá preto ou mate e refrigerantes, em excesso, pois aumentam a ansiedade e causam dores de cabeça e insônia;
Evite açúcar em excesso e se possível substitua pelo mascavo ou mel para evitar edema e diminuir a irritabilidade;
Inclua soja na alimentação, pois ela contribui para diminuir a dor nas mamas e outros desconfortos da TPM;
Inclua alimentos fontes de ácido graxo ômega 3 e 6, que reduzem a irritabilidade e dores nas mamas. Excelentes fontes são: salmão e atum;
Consuma alimentos fontes de cálcio: leite, derivados e vegetais de folhas verdes. Este mineral ajuda a reduzir especialmente as cólicas;
Outro mineral que não deve faltar na alimentação é o magnésio, pois ajuda a controlar a ansiedade, irritabilidade e também previne a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado nas folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja, cereais integrais, damasco, abacate, melão;
A vitamina B6 também tem papel importante e atua no controle do enjôo, dor de cabeça e irritabilidade. Boas fontes são: cereais integrais, leguminosas, germe de trigo, fígado de boi, nozes, batata, banana e aveia.
Outra vitamina importante é a vitamina E que reduz dores nas mamas, cólicas e cefaléia. É encontrada no azeite de oliva, azeitona, óleo de girassol e de soja e de germe de trigo, milho, gema de ovo, amendoim e coco.
Vale ressaltar que o consumo de líquidos também deve ser aumentado, pois previne edemas e ajuda a eliminar toxinas, algumas frutas e vegetais também trazem este benefício como o chuchu, morango, melancia, salsa e agrião.


8 comentários:

Unknown disse...

Olha eu fico muitooo nervosa , na verdade eu sou nervosa de qualquer jeito rsrs ' TPM pra mim é ( tempo para matar ) rsrs e parabéns seu blog é lindo ,estou seguindo , ei de uma visitinha no meu blog tem post novo ;D
ah ,e quase ia me esqueçendo , sempre voltarei aqui no seu blog :D
http://faahsantos.blogspot.com/

rawr@AngellaSouza disse...

SPOPSKOS' eu ja fico mais calmaa,mais normalmente eu sou nervosa também PSKOKPS'
Own Obrigada Linda,pode voltar :D

Visitarei seu blog sim

Kayla Cristina disse...

Oiii! vim conhecer o seu blog...amei! ele ^^ estou te seguindo taah >.>
bjoons!
kayla
http://kaylacristina.blogspot.com/

rawr@AngellaSouza disse...

Own que bom que gostou linda
Obrigada por seguir
assim que der visito seu blog

Mariana Remiro disse...

Amei o post ! Na TPM eu não fico nervosa, fico muito triste e com vontade de chorar, vê se pode ! hahahaha
Sou sua seguidora número 100, *-* awn

beeijos,
http://girliethingspt.blogspot.com/

Bia disse...

Adorei,ahaha'

passa la e confere o novo lay?E naum esquece de deixar um recadinho ^.^

http://tutoriar.tk

▒ Ruth Xavier disse...

Ainda bem que eu não tenho esse problema minhas mestruações são normais não costumo sentir dores e nem mudança de humor eu fico normal ainda bem :)
KAWAII-WORLD.NET

rawr@AngellaSouza disse...

Own Obrigada Meninas =)